Ocupando uma área de 227.126 hectares, a Estação Ecológica do Jari - ESEC do Jari está inserida em sua maior parte (cerca de 60%) no município de Almeirim - Pará, e o restante (cerca de 40%), encontra-se localizado no município de Laranjal do Jari - Amapá. A UC foi criada devido as preocupações do Governo Federal com os impactos do Projeto Jari (Jari Florestal e Agropecuária) e com a Segurança Nacional.
A ESEC do Jari está inserida no contexto das bacias hidrográficas do rio Jari, que abrange 72,38% da área e drena a porção leste, e do rio Paru, que abrange 27,62% da área e drena a porção sudoeste, sendo ambos afluentes esquerdos do Rio Amazonas. Ainda, tem destaque na geomorfologia, o “Paredão de Pedra” de mais de 70 Km de extensão, que corta horizontalmente a Estação do rio Jari ao rio Paru. Na cobertura vegetal predominam fisionomias da Floresta Ombrófila Densa, nas formações aluvial e submontana e Floresta Ombrófila Aberta.
A proximidade da UC da borda que marca a transição entre o Escudo das Guianas, um reconhecido centro de endemismo, e a Calha do rio Amazonas, coloca a ESEC do Jari em uma área especial para a fauna. A lista das espécies de aves que podem ocorrer na Estação inclui 433 espécies pertencentes a 61 famílias. Dentre estas espécies, destacam-se 25 endêmicas para a região do Escudo das Guianas.
A Estação Ecológica do Jari - ESEC do Jari é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, criada pelo Decreto Federal nº 87.092 de 12 de abril de 1982, com a ampliação dos seus limites instituída através do Decreto Federal nº 89.440 de 13 de março de 1984.
A infraestrutura da ESEC do Jari consiste em uma base administrativa localizada no distrito de Monte Dourado (Almeirim-PA), com alojamento para funcionários e pesquisadores (05 pessoas), salão para palestras e recepção de visitantes; e uma base operacional (base de campo) no interior da UC, com acesso por estrada de terra e disposta a 80 Km da sede administrativa. Nesta, há um alojamento para 40 pessoas, 02 salas de aula/laboratório, copa, cozinha, refeitório e 02 residências para funcionários.